Home Gastronomia GASTRONOMIA : NOVIDADES E TENDÊNCIAS
GASTRONOMIA : NOVIDADES E TENDÊNCIAS PDF Imprimir E-mail
Seg, 25 de Abril de 2011 17:00

GASTRONOMIA : NOVIDADES E TENDÊNCIAS

Helio P. Leite

25.04.2011

São Paulo recebe na próxima semana mais uma edição da Expovinis, a maior feira de vinhos da América latina

Abril  traz todos os anos novos e nobres goles de uma das mais antigas bebidas do mundo.  É o vinho, que encontra no outono sua melhor época para se expressar e o faz em grande estilo, durante a maior feira do setor na América Latina. Com presença de mais de 350 expositores, começa na próxima terça-feira a 15ª edição da Expovinis Brasil, que reúne enólogos, produtores, vinícolas e importadores. Todos eles unidos com um só propósito: escrever a história do mundo do vinho.

O evento, que se realiza no Expo Center Norte, em São Paulo, reserva o primeiro dia para os profissionais da área. Nos dois dias seguintes, a feira estará aberta ao público interessado. Este ano, três são as atrações internacionais que passarão pelo tapete cor de vinho para falar do que fazem: João Pires, Emmanuel Ribaud e Susana Balbo.

Primeiro homem da península ibérica a conquistar o título de máster sommelier, o português João Pires, comandará duas degustações Premium com os temas “Melhores tintos do Velho e do Novo mundo da Expovinis Brasil” e “Melhores Vinhos Nacionais da Expovinis Brasil”. Pires, que vive em Londres, onde se graduou, é chefe dos vinhos do restaurante Dinner. Localizado no Mandarin Oriental Hotel.

O francês EmmanuelRiffaud vai conduzir degustação sobre “Os grandes vinhos da Baron de Rothschild, uma especialidade sua aprimorada ao longo do tempo e que o levou ao cargo de gerente técnico da vinícola francesa no Chile. Na pauta, há rótulos como o Mouton cadet 2007, Châuteau Clerc  Milon-Cru Classe 2001 e Châuteau D’Armailhac-Cru Classe 2003.

Novidades do Novo mundo, como a torrontés e outras uvas aromáticas da Argentina são tema da conceituada enóloga argentina Susana Balbo, que comanda a vinícola Domínio Del prata. Susana e seu marido Pedro Marchevsky trabalharam durante muito tempo na Catena, a vinícola de ponta de mendoza e estão fazendo seus vinhos em Agrelo. Susana passou em Brasília para lançar o Crios.

Associações

Outra novidade é a estréia da Wines of Chile, associação responsável por divulgar no mercado mundial os vinhos chilenos, especialmente os tops. São eles que serão apresentados pelo consultor, crítico e colunista de vinhos Jorge Lucki durante degustação de grandes rótulos como Concha y Toro Don Melchior 2006, Kingston Rayo oscuro 2006 e Maycas de Limari Reserva Especial 2007.

O Brasil que sempre teve forte presença na Expovinis, este ano está de olho na comercialização. A Associação Catarinense dos produtores de Vinhos Finos de Altitude, conhecida por Acavitis, apresenta a Coopervitis, seu braço comercial que responde pelas vendas coletivas de 16 produtores. Também os gaúchos irão à feira unidos em torno do Ibravin, o órgão que defende o selo no vinho – uma conquista dos grandes produtores que está sendo muito questionada pelos importadores

Por Liana Sabo

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

 
Livro Banquete Maçônico
Banner
Visitantes Online
Nós temos 25 visitantes online
Twitter

Nos siga no Twitter

Idiomas / Language
English French German Spain Italian
Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Publicidade
Banner
Banner
Banner
Banner