Home Categorias TEMPLO DE ESTUDOS MAÇÔNICOS PROTEGIDO: MAÇONARIA - CADEIA DE UNIÃO
PROTEGIDO: MAÇONARIA - CADEIA DE UNIÃO Imprimir E-mail
Seg, 15 de Fevereiro de 2010 15:27

MAÇONARIA - CADEIA DE UNIÃO

Klebber S Nascimento

15.02.2010

Cadeia de União é um ato solene que ocorre dentro de uma sessão em Loja Maçônica.

{password}Dirigida pelo Venerável Mestre é realizada quando da necessidade de transmissão da Palavra Semestral a todos os irmãos presentes. Pode, ainda, ser realizada quando, sem a finalidade descrita, houver a necessidade de formação de uma unidade espiritual, ou com outro objetivo específico, de conhecimento da Loja. (Conforme “Normas – Ritualística e Estrutura” – do Irmão Willian Felício da Mota – p. 17).

O nome “Cadeia” – em sentido figurativo, remete-nos para o significado de LAÇO, ou seja, algo entrelaçado, amarrado, firme. A segunda palavra que complementa – UNIÃO – conhecida dos irmãos, vem dar ênfase para a primeira – no sentido de proximidade, comum a todos, com o mesmo fim. Nossa intenção nesse ato e o de comungarmos as mesmas intenções, os mesmos ideais, renovando as mesmas esperanças e buscando cada vez mais estarmos próximos uns dos outros, ajudando-nos mutuamente, seja pela compreensão, pela amizade, pela tolerância ou por dedicação ao trabalho livre, espontâneo e verdadeiro consagrado a nossa ordem – MAÇONARIA.

“A Cadeia de União simboliza perfeitamente a Fraternidade Maçônica, como afirma textualmente o Irmão Willian Mota – e os irmãos constituem uma só família”, portanto é uma cerimônia, como todas existentes em nossos trabalhos, muito rica e expressiva e nos lembra um trecho da Bíblia Sagrada – Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 1,10-13) em que se ensina “Eu vos exorto (...)a que sejais todos concordes uns com os outros e não admitais divisões entre vós. Pelo contrário, sede bem unidos e concordes no pensar e no falar”.

Como os ensinamentos bíblicos, aos quais , na maioria das vezes, recorremos para ilustrar nossas ações, podemos inserir no ato da Cadeia de União, não só a simbologia da formação circular entre os irmãos, com as mãos dadas e braços entrelaçados, mas estarmos firmes e convictos de que a nossa união é necessária, salvaguardando a todos da dispersão e dos muitos caminhos que não levam a FRATERNIDADE.

Ir. ADENIL DA COSTA CLARO, M.M.

ARLS TRADIÇÃO E EVOLUÇÃO No. 3049

Or. de Barra do Garças – Mato Grosso

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

 
Livro Banquete Maçônico
Banner
Visitantes Online
Nós temos 22 visitantes online
Visitas
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
 
Usuários Online
Nós temos 22 visitantes online
Twitter

Nos siga no Twitter

Idiomas / Language
English French German Spain Italian
Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Publicidade
Banner
Banner
Banner
Banner